segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prostistas, porque são fundamentais?



A importância ecológica do reino protista é que as algas unicelulares, as plantônicas são responsáveis por quase 90% da proudução de oxigênio do planeta, sendo também a base da cadeia alimentar aquática. O fitoplâncton emite para tmosfera um gás dimetil-sulfeto (DMS), que é responsável pela formação de nuvens, desempenhando um papel importante no clima terrestre.
O excesso de algas indicam desequilíbrio ecológico (eutroficação).

Muitas algas apresentam um conteúdo rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, polissacarídeos e são amplamente utilizadas na alimentação, principalmente por povos orientais, há cerca de 10.000 anos.
Algas da espécie Laminaria japonica (Phaeophyta), popularmente conhecidas como Kombu, são utilizadas no preparo de carnes, peixes e sopas. O wakame, também pertencente ao grupo das feofíceas, é utilizado como ingrediente de molhos e sopas.
As rodofíceas também são utilizadas na alimentação. A Porphyra popularmente conhecida como nori, é utilizada no preparo de sushi.
Muitas algas marinhas têm sido utilizadas para a produção de ração para animais além de creme dental, shampoo, gomas entre outros produtos industrializados.


Hoje estima-se a existência de  mais de 60000 espécies de seres vivos pertencentes ao reino protista. Porém grande parte da população desconhece a importancia desses microseres que são fundamentais para a vida na terra.








By: black power

domingo, 21 de abril de 2013

Protistas










   Os Protistas eram um grupo que antes eram formados por dois reinos, os protozoários e as algas. Era classificado como um grupo de diversos micro-organismos eucariontes unicelulares, tratado também como um reino, que tinha a maioria dos organismos unicelulares que não pertenciam aos outros grupos dos reinos, Animália e Plantae. Os Protistas possuíam cerca de 20 mil espécies, sendo um grupo bem diversificado, heterogêneo, que que vem a partir da alga unicelular. Há registros de fósseis de protozoários com carapaças, que viveram há mais de 1,5 bilhões de anos.

   Os Protistas podem ser autótrofos, os que possuem clorofila e fazem fotossíntese (assim como as plantas), mas também existem os heterótrofos, ou seja os que se alimentam de matéria orgânica, esse foi um dos motivos para que o grupo deixasse de existir. A classificação dos Protistas é bem simples, são feitas pelo jeito que se locomovem, são quatro tipos. Os Rizópodes que se locomovem por pseudópodes, Ciliados que se movem através de cílios, Flagelados que como já diz o nome, por flagelos e por ultimo os Esporozoários, que não tem sistema de locomoção.

   Essa foi uma explicação básica sobre, o grupo dos Protistas que hoje em dia se difundiu.








By:write power

domingo, 14 de abril de 2013

Novo vírus da gripe aviária








A gripe aviária já é conhecida por todos nós. Após tornar-se uma epidemia que se originou na China e se alastrou para diversos lugares do planeta, ela finalmente foi controlada com o desenvolvimento da sua vacina. Porém uma nova mutação do vírus volta a ameaçar o continente asiático. O número de mortos pelo vírus H7N9 já chega a 13 e, no total, 60 pessoas ja foram infectadas.

Transmissão do vírus:
Antes do aparecimento dos primeiros casos na China, o vírus H7N9 não era transmitido para o homem. Após os casos, cientistas temem que uma mutação permita a contaminação de ser humano para ser humano, o que poderia desencadear uma pandemia. Por enquanto, só há indícios de que o vírus se propaga de animais para humanos. O vírus H5N1 causou mais de 360 mortes em todo o mundo entre 2003 e março de 2013, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que assegurou que ainda não há provas da transmissão entre humanos do vírus H7N9.
Segundo a OMS, vacinas já estão sendo desenvolvidas em diversos laboratórios e milhares de aves que poderiam estar infectadas foram executadas, por questões de segurança. Por enquanto não se sabe a gravidade dessa epidemia e nem o quanto ela poderá se espalhar. No entanto diversos profissionais já estão se precavendo e estudando para combater o vírus.

by:black power

domingo, 7 de abril de 2013

Principais diferenças entre vírus e bactéria

Vamos  começar falando do vírus, sua estrutura é de microrganismo acelular. os mais simples tem uma cobertura proteica que fica em torno de seu material genético, um DNA ou um RNA.Seu modo de vida e bem simples, eles vivem como parasitas ou seja vivem as custas de alguém. Alguns causam doenças em seres vivos, como algumas bem conhecidas por nós. Quem é que não conhece a Aids? Ou a Gripe? Esses são dois exemplos de doenças.
Seu tamanho? Geralmente eles são menosres que bactérias, e todos nós sabemos que bactérias não são visíveis a "olhos nus", suas medidas são de mais ou menos uma unidade que representa 1 milionésimo de milímetro. São vistos apenas com ajuda de microscópios eletrônicos.


Agora vamos falar um pouco sobre as bactérias, sua estrutura é de microrganismo "unicelular " com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, DNA, fica disperso (e por ter tudo isso a mais que o vírus, torna ele um ser vivo e o vírus não).
Como é seu modo de vida? Algumas bactérias assim como o vírus são parasitas e causam doeças, como a pneumonia. Mas outras mantem a vida, como as que vivem no nosso intestino, auxiliando a digestão, entre outras que são muito importantes para fazer a vida prosperar.
Qual seu tamanho? Bom, ela vai ser um pouco maior que um vírus, porém ainda só vista por microscópios eletrônicos a não ser que eles estejam em colônias, elas medem em certa de uma unidade que vale 1 milésimo de milímetro






By:write power